segunda-feira, 5 de março de 2012

Linguagem poética

Olá! Nos últimos dias nas aulas de português, estamos estudando sobre poemas. Hoje mais cedo, postei um poema, como vocês podem ver logo abaixo desse post. Então, como estamos estudando sobre isso, resolvi vir aqui postar sobre a ''Linguagem poética.'' Vamos lá...

  Os textos são escritos com diferentes intenções. Os poemas não costumam ser escritos a partir de uma linguagem direta, precisa ou clara. Pelo contrário, os poetas jogam justamente com os duplos sentidos das palavras, com as possíveis ambiguidades, com as combinações de sons e de significados inusitados.
  Para isso, eles usam alguns recursos próprios da linguagem poética. Um desses recursos é a comparação, que consiste em estabelecer uma relação de semelhança entre dois termos.
  Outro recurso usado é o da personificação, por meio da qual podemos atribuir qualidades ou características próprias dos seres vivos em geral a coisas animadas ou abstratas.
  Dessa maneira, os poetas criam, a partir de diferentes combinações, significados novos, inusitados. Por isso, a cada leitura e para cada leitor, um porme pode ter novos sentidos e novas interpretações.

Bom gente, era isso. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário